Acontecimentos

Messias Tavares, membro da Academia Tocantinense de Letras, morre aos 97 anos

Ele era titular da cadeira 16 da ATL. Morte ocorreu após complicações de uma pneumonia; sepultamento será em Goiânia.

Manoel Messias era membro da Academia Tocantinense de Letras — Foto: Governo do Tocantins/Divulgação

Morreu neste domingo (1º) em Goiânia (GO) o titular da cadeira 16 da Academia Tocantinense de Letras, Manuel Messias Tavares. Aos 97 anos, ele faleceu após complicações decorrentes de uma pneumonia. O sepultamento será na tarde desta segunda-feira (2) no cemitério Parque, no Salão Fênix em Goiânia.

Manuel Messias Tavares era advogado, orador, ensaísta, historiador e pesquisador brasileiro. Ele nasceu no dia 1° de dezembro de 1922, na fazenda Cachoeira, município de Santa Maria do Araguaia, Araguacema, antigo distrito de Pedro Afonso-GO, onde atualmente é a cidade de Rio dos Bois.

Formou-se em direito em 1956 na Escola Federal de Direito, que depois foi integrado à UFG – Universidade Federal de Goiás. Foi líder estudantil e vereador em Goiânia, por quatro legislaturas, tendo sido inclusive presidente da Câmara Municipal, nos anos de 1967 e 68.

O perfil de Messias Tavares o descrevia como um homem culto, simples, inteligente, de boa prosa, intelectual na essência da palavra, profundo conhecedor da língua portuguesa, brilhante orador, impecável redator, leitor assíduo dos clássicos da literatura nacional e estrangeira.

Fez os primeiros estudos na cidade de Pedro Afonso, então norte de Goiás. Mudou-se, no ano de 1945, para Goiânia, para continuar os seus estudos, mas no ano seguinte retornou ao antigo norte goiano, na cidade de Porto Nacional, onde exerceu o cargo de chefe de disciplina do Ginásio Estadual, a convite de Dom Alano Du Noday e de Salvador Pena Mascarenhas.

Fonte G1

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: