Acontecimentos

METSUL ALERTA PARA FORTES RAJADAS DE VENTO NO LESTE GAÚCHO

Porto Alegre e outras cidades do Sul do Leste e do Sul do Rio Grande do Sul tiveram vento moderado a forte durante a quarta-feira em vários momentos do dia com rajadas mais fortes no período da noite. É uma situação que vem se verificando nestas regiões desde o começo da semana.

A MetSul Meteorologia alerta que hoje será outro dia ventoso e que as rajadas no Leste gaúcho podem ser ainda mais fortes. Espera-se a intensificação do vento, especialmente na segunda metade do dia com as rajadas mais fortes a partir do meio ou fim de tarde e, sobretudo, na noite de hoje.

As rajadas devem ficar, em média, entre 50 km/h e 70 km/h, mas em alguns pontos podem passar dos 70 km/h. Entre as áreas que devem ter mais vento hoje à noite, de acordo com dados do modelo WRF da MetSul (mapa), estão o Norte da região da Lagoa dos Patos e Porto Alegre.

O vento ocorre pelo contraste de temperatura e pressão entre o Norte da Argentina, com ar mais quente e de baixa pressão atmosférica, e o oceano que tem ar mais atuando e com maior pressão atmosférica, É o gradiente térmico e de pressão que estimula o vento do quadrante Leste. Enquanto a temperatura hoje deve ficar entre 20ºC e 25ºC na maior parte do Leste do Rio Grande do Sul pode atingir de 34ºC a 37ºC no Oeste e no Noroeste do Estado, gerando um acentuado gradiente térmico que traz ventania na parte Leste do território gaúcho.

Quando o fenômeno La Niña atua, como é o caso deste segundo semestre de 2020, há uma maior propensão de avanço de massas de ar frio, inclusive tardias. Nesta época do ano, estas massas de ar frio têm trajetória predominantemente oceânica, logo se espera que este padrão de tempo ventoso mais freqüente se mantenha nas próxima semanas, até porque se espera o ingresso de ar mais frio no começo da semana que vem com uma alta pressão no Atlântico.

A primavera é um período em que se dá com grande frequência vento moderado a forte do quadrante Leste que ocorre entre a tarde e a noite. Não à toa cunhou-se a expressão no Rio Grande do Sul de “vento de Finados”, alusiva ao feriado de 2 de novembro. Nos meses da primavera, as massas de ar frio começam a ter uma trajetória mais marítima enquanto o Norte da Argentina e o Paraguai recebem mais incursões de ar quente de origem tropical.

Este comportamento da atmosfera acaba por determinar os gradientes de temperatura e pressão que resultam em dias ventosos, especialmente em horas da tarde para a noite pelo aquecimento diurno que acentua a diferença de temperatura entre continente e o oceano. O mesmo ocorre algumas vezes no verão, em particular no Leste gaúcho, o que explica o famoso vento “Nordestão” que atormenta os veranistas.

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: