Acontecimentos

Dia de São Francisco de Assis: veja relato de fé e orações

Neste 4 de outubro, domingo, Dia de São Francisco de Assis, destacamos entrevista com veterinária falando da fé no padroeiro dos animais; veja oração e depoimentos

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado neste domingo, dia 4 de outubro. Como homenagem para a data, entrevistamos uma veterinária que é devota de São Francisco de Assis. Ela deixa uma mensagem emocionante sobre o padroeiro dos animais e da natureza. Também é conhecido como o Santo dos Pobres. Veja mensagens, oração e curiosidades para compartilharmos neste 4 de outubro. A Santa Casa de Bragança destaca a sua homenagem.

Quem é São Francisco de Assis

Ele nasceu em 1181 na cidade de Assis, na Itália. A família era rica. Mas Francisco fez voto de pobreza. E sempre compartilhou seus ganhos do comércio com os mais pobres. Fundou a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, que se multiplicou no alto dos montes e no interior das cavernas. Não queria qualquer propriedade ou ganho. Queria sempre servir e ajudar. São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226. Foi canonizado pelo papa Gregório IX. Na Itália, a igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, foi inaugurada em 1256. No local há um museu em homenagem ao santo. Uma curiosidade é que São Francisco foi quem inspirou Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, a escolher seu nome papal. Desapego e simplicidade são características fundamentais.

Mensagem e histórias para São Francisco de Assis

Veterinária devota de São Francisco de Assis — Foto: Arquivo Pessoal

Entrevistamos a médica veterinária Jéssica Oliveira, de Taubaté. Ela explica que mesmo com longa formação acadêmica, horas de estudos, conhecimentos técnicos, pós-graduações e diversos cursos, algum momento da vida acaba exigindo certa fuga do meio científico para resolução de problemas. Como em casos de pacientes mais complicados, com baixas possibilidades de cura, animais que fogem ou são roubados ou que sofrem algum acidente.

“Seja qual for o motivo, não está em nossas mãos, São Francisco de Assis acaba sendo chamado para conduzir a situação. Durante minha vida profissional – e pessoal, já precisei da intervenção de nosso santo diversas vezes. Uma foi inesquecível e vou contar a vocês”, adiantou.

Veja o depoimento da veterinária para este Dia de São Francisco de Assis:

Veterinária explica santo em caixa: “É uma caixa de instrumental cirúrgico, onde guardamos pinça, tesouras, enfim, todo material usado na cirurgia. Quis fazer uma junção do mundo técnico-científico com o mundo espiritual usando a imagem do santinho” — Foto: Arquivo Pessoal

“Certo dia na clínica, uma colega também veterinária achou um gatinho sem mobilidade que havia sido deixado em frente ao seu portão durante a madrugada. Como sou apaixonada pela área de ortopedia, ela o trouxe para que eu o avaliasse e desse um diagnóstico. Após o exame, e todo desenrolar de seu tratamento, não teve jeito. Touxe o bichano para casa! Adotei um gatinho de apenas 3 patas, levei ao meu lar e passei a ser a tutora dele. No dia seguinte fui trabalhar e, na volta, não achava o gatinho. Me certifiquei de que todas as janelas e portas estavam fechadas, olhei em todos os lugares possíveis, e nada de encontrá-lo. Foram quatro dias de agonia sem saber onde ele estava. Recorri a São Francisco de Assis, fazendo a oração para encontrá-lo. E não é que deu certo? Por um momento pensei: “será que ele não entrou dentro do meu sofá quando estava aberto, e acabei fechando sua saída quando retornei o assento para posição inicial?”. Quando abri o sofá ele estava lá dentro, quietinho, faminto, deitado entre os tecidos. A alegria tomou conta do momento, e a gratidão ao santinho protetor dos animais se fez presente”.

“Então, quando estiverem passando alguma dificuldade com seu pet, não esqueçam de recorrer à ajuda de São Francisco de Assis, que de alguma forma ele os ajudará!”

São Francisco de Assis é protetor dos animais — Foto: Divulgação

Linda a mensagem para São Francisco de Assis, né? Veja abaixo a oração para o santo padroeiro dos animais e da natureza.

Oração São Francisco de Assis

(Para salvar ou encontrar um animal)

São Francisco misericordioso. Peço ajuda para salvar, ou encontrar, este animal. O nome do bichinho é X. Com a plenitude de tua compaixão, não permita que ele seja cruelmente tratado, nem que permaneça em cativeiro. Peço ajuda a São Francisco, Padroeiro dos animais, que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo). Em qualquer lugar da terra. Em nome de São Francisco que está presente em toda parte, guia-me com teus olhos, para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo). Cuide para que o meu animal esteja a salvo! Que assim seja. Amém.

“Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários” (Santa Paulina)

Fonte G1
Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: