Acontecimentos

Alternativa para manter a tradição gaúcha através dos “Piquetes Virtuais”

Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

O mês de setembro começou com o típico clima da celebração mais aguardada pelos gaúchos. Aquele friozinho que se despede do inverno e a chuva fraca já são uma marca registrada da Semana Farroupilha. Só que, neste ano, as comemorações não terão nada de tradicional. Devido à pandemia e à decisão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de suspender eventos presenciais que estavam programados para acontecer até o final do ano no Estado, alguns dos mais tradicionais piquetes estão buscando formas inovadoras de manter o tradicionalismo ativo. E a internet, é claro, tem sido uma grande aliada. 

Centros e Departamentos Tradicionalistas Gaúchos (CTGs e DTGs, respectivamente), além de entusiastas da cultura regional, começaram a organizar dezenas de eventos virtuais que prometem manter a agenda dos gaúchos lotada neste mês de celebração, mesmo sem precisar sair de casa.

Confira o CTG Digital do Grupo RBS dedicado ao Mês Farroupilha 

Um dos grupos que já iniciou os preparativos para os eventos online é o DTG Morro da Tapera. Fundado em 1988, o departamento, que é ligado à Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), cultiva há mais de 32 anos a tradição anual de montar piquete no Acampamento e realizar uma serie de atividades que buscam aproximar a cultura gaúcha de jovens e adultos. Tradicionalmente, organizam visitas de estudantes de escolas públicas que vão ao piquete para escutar histórias, participar de saraus e aprender sobre as origens das tradições do Rio Grande do Sul. Neste ano, na impossibilidade de reunir os grupos presencialmente e seguindo o tema proposto pelo MTG, que é Gaúchos sem Fronteiras, apostaram em uma forma criativa de aproximar não só os gaúchos que estão por perto, mas também aqueles que celebram os costumes de muito longe.

Fonte Gaúcha ZH

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: