Acontecimentos

Tradições do Rio Grande do Sul: A dança Chimarrita, Fandango.

Repletas de passos ordenados e cadenciados, rodados e sapateados, as danças gaúchas são verdadeiros espetáculos. Fazem parte do ressurgimento do tradicionalismo no Estado, representando a primeira expressão cultural típica da região, de acordo com alguns historiadores. Surgem a partir de 1949, em sua maioria inspiradas em danças uruguaias e europeias.

Reeditadas e incorporadas ao costume popular, as danças folclóricas ganharam aspectos regionais e, com o tempo, deixaram os salões para conquistar os palcos de grandes concursos de dança gaúcha. Para além da beleza dos movimentos, as danças mantêm viva a história gauchesca por meio dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas).

É no CTG onde ocorrem não apenas os ensaios, mas o convívio da comunidade gaúcha e, principalmente, a passagem das tradições dos movimentos e histórias de geração para geração. Os grupos de dança que se formam em cada CTG são chamados de invernadas, divididos por classificação etária.

As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras. Elas também se mesclam entre danças mistas e danças solo.

Chimarrita

Uma das danças mais famosas do Sul, a Chimarrita é uma dança tradicional portuguesa, originária do Arquipélago dos Açores e Ilha da Madeira. Foi tradida pelos colonos açorianos em meados do século XVIII, e é também considerada um ritmo raiz bem forte no Uruguai. Possui como característica principal passos valsados, com batidas dos pés e das mãos.

Fandango

Dança típica da Península Ibérica, com registros desde o período Barroco, o Fandango é uma dança muito famosa entre os gaúchos. Ritmo também conhecido no nordeste do país (conhecido nesta região como Marujada), caracteriza-se por movimentos agitados e vivos, geralmente acompanhado de sapateado ou castanholas.

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: