Músicatradição Gaúcha

Duda gaiteira relata a história do Renato Fagundes


Sou Duda Gaiteira de Lages SC e vou contar
a história do chamamecero Renato Fagundes.
Renato Fagundes nasceu na cidade de São Borja RS no dia 19 de março de 1996 . Quando tinha 5 anos ele passou a viver na cidade de Uruguaiana RS. Ele começou a tocar gaita com 12 anos de idade e com
13 anos começou a participar em concursos de gaita e a acompanhar cantores em alguns festivais de música Nativista do RS. Quando tinha 15 anos de idade ele foi presenteado pelo grande e legendário acordeonista Missioneiro o MESTRE DEDÉ CUNHA com seu acordeon “Anconetani” e junto de esse instrumento um grande ensinamento sobre o chamamé.

Essa convivência com o MESTRE DEDÉ CUNHA inspirou ele muito a ter seu próprio projeto musical. Dom Dedé mostrou a ele a obra do grande acordeonista Argentina Don Ernesto Montiel, e esse estilo de chamamé deixou Renato Fagundes muito inspirado. No ano de 2012 Renato Fagundes se apresentou pela primeira vez na Argentina, foi na cidade de Paso de Los Libres, no Festival em Homenagem a Dom Ernesto Montiel. Esse festival se realiza sem no último fim de semana do mês de fevereiro.

A partir desse festival Renato Fagundes começou a ter contratos para tocar em outros festivais da Argentina, também contratos de eventos privados. Em solo argentino ele já se apresentou em festivais como: HOMENAGEM A DOM ERNESTO MONTIEL, CANTATA AL GENERAL SAN MARTÍN, FESTIVAL DE LA CULTURA POPULAR DE MERCEDES, FESTIVAL DE LA MUSICA DEL LITORAL Y DEL MEECOSUR DE POSADAS, FESTIVAL NACIONAL DEL CHAMAMÉ DE FEDERAL, FIESTA NACIONAL DEL CHAMAMÉ Y DEL MERCOSUR DE CORRIENTES, ENTRE OUTROS…em 2014 ele editou seu primeiro álbum discográfico, titulado “IDIOMA DA ALMA” no qual ele teve a honra da participação de dois ex-integrantes do CUARTETO SANTA ANA, o violonista José Ramirez e o bandoneonista Ricardo Scófano.

Também tem um programa de Rádio em umas emissoras pioneiras da Argentina que é a Rádio LT12 – General Madariaga (de Paso de Los Libres). E se chama “BUENAS TARDES, FRONTERA”. E quando ele tinha 21 anos de idade a Câmara de Vereadores de Uruguaiana, sugerindo pelo Vereador Dr. Fernando Tarragó, eu a Renato Fagundes o diploma de Honra ao Mérito, por seu trabalho na integração musical Momentos Históricos de Dede cunha entregando suaQ
Gaita a Renato Fagundes.

Etiquetas
Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: