Coronavírus

Covid-19 pode desencadear desorientação e até alucinações

Chamado de delirium, quadro também ocorre em outras infecções e é caracterizado por nível de consciência alterado e confusão espacial e temporal

Idosos e crianças são os mais suscetíveis a apresentarem quadros de delirium

Alguns pacientes de covid-19 estão apresentando quadros confusionais agudos ou delirium. O psiquiatra Mario Louzã, do IPq (Instituto de Psiquiatria da USP), explica que esse tipo de quadro tem inúmeras causas e que outras infecções também podem desencadear o quadro.

Louzã explica que o quadro é diferente do que é chamado de delírio na psiquiatria, que é um uma alteração do juízo da realidade em que o paciente acredita em uma ideia incompatível com a realidade e não adianta falar o contrário. “Ele tem convicção absoluta que está sendo perseguido, por exemplo.

O delírio é um sintoma de uma outra doença, normalmente a esquizofrenia, acontece com a pessoa em nível de consciência normal e é um quadro prolongado que só costuma parar mediante tratamento psiquiátrico.

Já no quadro confusional, também chamado de delirium, existe uma diminuição no nível de consciência e ele pode durar de algumas horas até alguns dias, passando de uma semana em casos muito extremos. “Vai depender do que está causando o episódio e de quais são as possibilidades de tratamento.”

Segundo o psiquiatra, a pessoa fica confusa, pode ficar agitada e ter alucinações. “A gente percebe uma desorientação espacial e temporal, a pessoa não sabe onde está, que horas são, o que ela está fazendo.”

O médico explica que é um fenômeno relativamente comum em infecções que causam um desequilíbrio hidroeletrolítico. “O corpo tem uma série de substâncias que precisam estar equilibradas para as células funcionarem bem, o sódio, o potássio. Quando você tem um desequilíbrio desses eletrólitos, isso pode afetar as células cerebrais.”

Quadros como diarreia, desidratação e insuficiência renal podem levar a esse desequilíbrio. O delirium também pode ser sinal de uma crise de abstinência de álcool, intoxicação por drogas e excesso de remédios.

Ele também pode ser causado indiretamente pelo quadro respiratório, pela febre muito elevada ou até pela presença do vírus no organismo.

O quadro respiratório pode desequilibrar o equilíbrio entre oxigênio e gás carbônico no sangue, essencial para o funcionamento das células. Se esse desequilíbrio afetar as células do cérebro e os neurotransmissores, também pode levar a um quadro confusional.

Além disso, o vírus pode liberar substâncias tóxicas quando é destruído pelo sistema imunológico do corpo e, dependendo do vírus, ele pode atacar diretamente as células do cérebro. Já foi observado que o coronavírus pode afetar o sistema neurológico, mas as pesquisas sobre o assunto ainda não são conclusivas.

O médico explica que o quadro normalmente é multifatorial. “São várias situações acontecendo ao mesmo tempo no corpo, é muito difícil você separar exatamente qual substância está causando o delirium. O conjunto dessas coisas que acaba sendo o causador.”

O delirium acontece em pessoas que já possuem a predisposição para ter um quadro como esse e é mais comum em crianças e idosos, pois o sistema nervoso desses grupos é mais frágil. “Não é uma coisa de fácil rastreamento, algumas pessoas vão ter e outras não.”

“Não surpreende que esse quadro aconteça em pessoas com covid-19. É uma doença que tem um impacto grande no corpo todo.”

Louzã afirma que em quadros confusionais muito agitados, em que a pessoa pode, por exemplo, arrancar o cateter de soro ou colocar os profissionais de saúde em risco, são utilizados remédios sedativos para acalmar o paciente.

Em outros casos, os médicos investigam quais as possíveis causas para o quadro para dirigir o tratamento. “Esse paciente já está internado, então você sabe, se está com potássio alto, sódio muito baixo, falta de oxigênio, cercamos as possibilidades e vamos agindo nelas, colocando a substância que está em falta, por exemplo.”

Fonte R7

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: