Tempo

Risco de novos temporais no Sul do Brasil

Há risco de novos temporais a partir do domingo, 5 de julho, com a passagem de uma frente fria e em seguida, a formação de outro ciclone com ventos de até 90 km/h em alguns pontos dos estados de RS, SC e PR, de acordo com o site “Clima tempo”.

A população da região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela forte chuva e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outra frente fria passa pelo Sul do Brasil no domingo, 5 de julho, e em seguida teremos a formação de outro ciclone extratropical.

É uma situação de perigo? Sim! É alto o risco de novos temporais e é uma situação de alerta. Há risco de vento forte e de chuva forte para os três estados, mas que não necessariamente vão ocorrer nos mesmos locais que foram destruídos no começo da semana.

Para os meteorologistas, uma decisão crucial e difícil: onde e com qual intensidade a baixa pressão atmosférica do novo ciclone extratropical vai se organizar? Modelos de previsão numérica do tempo divergem na simulação da situação para os próximos dias.

Mas o que se pode alertar com relativa segurança, por enquanto, é que vem mais chuva forte e com potencial para danos poisé esperado em algumas regiões 90 km/h.

As dúvidas, diferenças entre simulações numéricas do tempo, ciclones extratropicais bombásticos, bombinhas e normais, a angústia de prever mais chuva sobre lugares que já sofreram danos recentes, a tensão em situações meteorológicas difíceis, a responsabilidade de uma previsão de evento extremo, de usar os termos corretos para não alarmar demais, mas também não deixar de alertar para uma situação de perigo, o alerta para clientes e a população em geral, tudo isto faz parte do dia a dia do meteorologista que trabalha em operação e com a comunicação meteorológica. Não dá para voltar no tempo e corrigir um erro de previsão. É menos pior errar por ter alertado em excesso do que não ter falado nada.

Com a maior disponibilidade e facilidade de acesso a informações meteorológicas, é cada vez maior a quantidade de notícias falsas e interpretações meteorológicas equivocadas, feitas por pessoas irresponsáveis e desqualificadas.

Informou//NotíciasPadrão
Notíciasdo Vale – SC

Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: