Serra Catarinense

Safra da goiaba-serrana: aprenda algumas receitas com a fruta

A fruta é rica em nutrientes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais. Foto: Aires Mariga

Em plena safra de março a maio em Santa Catarina, a goiabeira-serrana conta com 20 agricultores familiares do Planalto Serrano Catarinense que se dedicam ao cultivo da fruta. Isso foi  possível graças ao trabalho de melhoramento genético implantado pela Epagri em 1980, que resultou no lançamento de quatro cultivares recomendados para a Região Sul do Brasil, permitindo ao agricultor escalonar a colheita:  AlcântaraNonante, Helena e Mattos.

Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, há um vasto campo para desenvolvimento da cultura e um bom nicho no mercado brasileiro. Em São Joaquim, o casal Sabrina e Adriano Costa visualizou esse mercado e vem cultivando a goiabeira-serrana desde 2011 . Em 2019 eles começaram a processar a fruta e ofertar outros produtos como sorvetes, pão, mousse, geleia, compota, chutney e brigadeiro. Eles contam com uma área de um hectare e 800 pés da fruta. Adriano cuida do pomar; Sabrina da transformação.

Sabrina é pioneira no processamento da goiaba-serrana. Foto: Aires Mariga

Segundo Sabrina, a ideia de processar a goiaba foi uma saída para aproveitar toda a produção, pois as frutas pequenas não tinham aceitação pelo mercado “Foi quando me despertou o interesse de encontrar alternativas para elas. O fruto proporciona um leque imenso de novo sabores a serem descobertos”. Além de dar um destino ao fruto que seria descartado, a agricultora descobriu um excelente filão de mercado que ainda não tem concorrência, pois ela é pioneira no processamento da goiaba-serrana. 

Rica em antioxidantes, a goiaba-serrana é considerada uma superfruta. “Ela é altamente aromática, rica em nutrientes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais”, explica o pesquisador Leonardo Araújo, coordenador dos estudos com a goiabeira-serrana na Epagri.

Confira aqui algumas receitas compartilhadas pela agricultora.

Mousse de goiaba-serrana

Mousse de goiaba-serrana

2 latas de leite condensado

2 latas de creme de leite

2 latas de polpa de goiaba-serrana

Bater no liquidificador,  se preferir  cobrir com chantilly. Rende uma refratária grande.

Doce de goiaba-serrana (chimia )

Doce de goiaba-serrana

1kg  de goiaba-serrana

500g  açúcar

(cravo e canela opcional)

Reduzir  em fogo baixo.

Vitamina de goiaba-serrana

vitamina de goiaba-serrana

2 xícaras  de polpa

2 xícaras de leite

Açúcar a gosto

Bater tudo no liquidificador.

Suco de goiaba-serrana

suco de goiaba-serrana

250 g  de polpade goiaba-serrana

1 litro de água 

Açúcar  a gosto

Bater tudo no liquidificador.

Fonte Epagri

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: