Geral

Considerada fruta do futuro, nativa do sul do Brasil, goiaba-serrana faz sucesso no Exterior

Goiaba-do-mato, goiaba-serrana ou feijoa, que encanta os consumidores ao redor do mundo pelos benefícios gastronômicos, ornamentais e medicinais, é um prato cheio para o comércio e pesquisas acadêmicas. Por aqui, é capaz de passar despercebida na serra gaúcha, no Paraná, em Santa Catarina e no Uruguai, onde é nativa.
Bem explorada comercialmente nos Estados Unidos, na Colômbia e na Nova Zelândia, a fruta também serve de matéria-prima para sorvetes, espumantes, vinhos e outros produtos derivados, como néctar, molhos e alimentos processados.
Na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, o tema instigou pesquisadores da nutrição a testarem seu potencial anti-inflamatório e antioxidante em relação a outras frutas, como amora, manga, framboesa e morango. A pesquisa identificou que a feijoa possui – sobretudo na casca – efeito antioxidante maior do que as demais.

– A feijoa é conhecida por ter elevada quantidade de polifenóis, tais como os flavonoides, responsáveis para os efeitos anti-inflamatórios, é rica em vitamina C e com propriedades antidepressivas.

Fonte revista saber viver

Mostrar mais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. No interior do Rio Grande do Sul, onde me criei, comíamos essa fruta colhida no pé, no bosque perto de casa, e por nós era conhecida como guaiava. Os irmãos maiores subiam nas árvores e colhiam para nós. Uma das delícias da minha infância.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: