Não é só na cachaça que o BUTIÁ é bom veja os Benefício para a saúde

Essa é uma fruta pouco conhecida, entretanto os benefícios do Butiá sã muito importantes para a saúde. Além do que, o termo Butiá é a designação comum às palmeiras do gênero Butia, nativas da América do Sul. Possuem em geral estipe médio, com cicatriz de pecíolos antigos, longas folhas penatífidas usadas em obras trançadas, e pequenas drupas comestíveis, com semente oleaginosa.
Essa fruta ainda pode receber vários nomes, como à Butia capitata, uma palmeira de até 7 m, nativa do Paraguai, Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), Argentina e Uruguai, cujo estipe é utilizado no fabrico de papel. De seus frutos, alaranjados, se faz geleia, licor, cachaça e vinagre, e das sementes, comestíveis, se extrai óleo.
Também é conhecida pelos nomes de butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza.
Valor Nutricional:
Segundo uma tabela nutricional do IBGE (2011), para cada 100 gramas existem:
Calorias: 105,00 kalProteínas:1,90 gLipídios: 2,00 gGlicídios: 22,80 gCarboidratos: 22,80 gFibra: 7,40 gCálcio: 20 mgFósforo: 36 mgFerro: 2,20 mgVitamina A ( Retinol ): 30 mcgVitamina B1 (Tiamina ): 0,04 mgVitamina B2 ( Riboflavina ): 0,04 mgVitamina B3 (Niacina ): 0,50 mgVitamina C ( Ácido Ascórbico ): 33,00 mg
Mas, existem diferenças significativas nas propriedades nutritivas dos coquinhos, em função das espécies. Sendo assim, confira a seguir as principais razões para adicionar essa fruta na sua dieta:
Benefícios do Butiá Para Saúde:
Benefício Para o Coração:
Essa fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.
Ele é rico em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.
É Rico em Proteínas:
O Butiá é uma fruta rica em proteínas, o que pode ser muito útil para aumentar a massa muscular além de promover a saúde muscular.
Os neurotransmissores como adrenalina e acetilcolina são feitos de proteínas, e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos que fazem todo o organismo se movimentar e funcionar adequadamente.
Ajuda a Produzir Anticorpos:
Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.
Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como zinco, selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade. Veja dicas para aumentar o sistema imunológico.
Rico em vitamina C, ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.
Essa fruta é uma das principais fontes de vitamina C . A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagênio na pele. Os Flavonoides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes nessa fruta. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.
Melhora a Digestão:
Rico em Fibras, o Butiá melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.
Benefício do Butiá Para a Saúde do Cérebro:
Um dos benefícios do Butiá está relacionada à saúde cerebral. As proteínas do Butiá são necessárias para produzir enzimas, hormônios e neurotransmissores que são essenciais para a função cognitiva.
Benefícios do Butiá Para Melhorar a Digestão:
Ele é ricos em Fibras que ajuda no movimento intestinal adequado. Eles, juntamente com a vitamina C ajudam na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajudar na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.
Ajuda na Prevenção do Câncer:
O câncer pode ser restringido pela sua ingestão. Ele contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.
Ajuda a Gerenciar seu Peso:
Embora alguns estudos de pesquisa mostrem resultados conflitantes em relação a dietas ricas em proteínas versus dietas de baixa proteína, para manter um peso ideal ou perder peso rapidamente. Há muitas evidências de que a proteína ajuda a fazer você se sentir cheio e pode evitar o excesso de comida.
Enquanto a mudança de dieta ou de estilo de vida deve ser personalizada para que a perda de peso seja efetiva. Estudos mostram que a ingestão de calorias controlada em associação com uma ingestão de proteína moderadamente alta pode ser uma estratégia efetiva e prática de perda de peso.
Alimentos ricos em proteínas , como o Butiá, causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras, para que possam evitar o excesso na alimentação.
Fonte Saúde de dia

Publicado por Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: