Geral

Esperança: Israel cria retina artificial que poderá devolver visão a cegos

Os primeiros resultados das pesquisas foram apresentados por Yael Henein, diretor do Centro de Nanociência do Instituto Universitário de Tel Aviv, após 10 anos de estudos.
O sistema visual consiste essencialmente na capacidade do nosso cérebro de receber e interpretar informações visuais. Biologicamente, baseia-se na função de células nervosas sensíveis aos fotorreceptores que recebem raios de luz e os convertem em sinais elétricos transmitidos ao cérebro através do nervo óptico.
O objetivo da visão por computador, através das retinas artificiais, é substituir esses fotorreceptores destruídos por um dispositivo que imita o sistema natural que percebe informações visuais, capaz de transferir sinais elétricos no cérebro.
“É o mesmo princípio do implante coclear da orelha interna”, disse o professor Hanein. “Hoje, essas tecnologias não se encaixam na ficção científica…
Ainda temos que desenvolver um grande número de detalhes importantes, mas já mostramos que funciona e que podemos estimular e restaurar as informações visuais da retina em um sistema essencialmente cego”, concluiu.
Fonte Destino SC
Mostrar mais

Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: