Conhece um cavalo crioulo de longe? Descubra as características da raça

Por Patrícia Haddad

História
Os primeiros ascendentes do cavalo crioulo, Andaluz e Berbere, foram trazidos para América pelos colonizadores espanhóis. Com o passar dos anos, os animais adaptaram-se ao clima e região, adquirindo características únicas da região sul americana.

Mesmo sendo um cavalo nativo da República Argentina, o Crioulo é encontrado em uma grande variedade de nomes e formas dentro do continente Latino Americano. No Brasil, por exemplo, é o Crioulo Brasileiro. Diferente da Argentina, onde o Crioulo é a montaria indispensável do gaúcho, e teve um papel importante no surgimento da raça Polopony.

Atualmente, o Cavalo Crioulo é criado principalmente em países como Uruguai, Chile, Argentina. No Brasil, os cavalos estão espalhados por mais de 22 estados, com predominância no Rio Grande do Sul.

Característica
Descendente direto dos cavalos espanhóis, a raça é conhecida pela sua excepcional força, resistência e saúde.
Famoso pela longevidade, o crioulo consegue viver em situações de extremo frio ou calor com o mínimo de alimentação. É um cavalo de sela, com caráter tranquilo, inteligente e dócil. Também é ágil e corajoso.
Aptidões: O Crioulo é, por excelência, um cavalo de trabalho, ideal na lida com gado, para passeio e enduro, podendo ser usado para percorrer grandes distâncias. Se treinado, pode se tornar atleta, com destaque em provas como o Freio de Ouro e provas de rédeas.
Morfologia
O Cavalo Crioulo possui um porte pequeno e seu tamanho varia entre 1,35m a 1,52m, com média de 1,45m em machos e fêmeas. Sua pelagem clássica é o gateado, no caso, um baio escuro, com uma listra preta, desde o fim da crineira até a cauda, estrias escuras nos membros e muitas vezes nas cernelhas. Porém, todas as pelagens são admitidas.
A cabeça do cavalo tem um perfil retilíneo, curto e largo, delineado e em forma de pirâmide. Fronte larga e bem desenvolvida, orelhas pequenas e afastadas da base. Olhos grandes, proeminentes, com vivacidade e expressivos, afastados sobre o bordo do plano frontal.
O Cavalo Crioulo tem uma estrutura óssea compacta e musculatura extremamente consistente. Toda sua anatomia agrega as características de agilidade e resistência.

fonte Canal Rural … Freio de Ouro

Com mudanças, está disponível o calendário de classificatórias ao Freio de Ouro 2020

Publicado por Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: