História e Curiosidade Do Pinhão


O hábito de comer pinhão foi herdado de algumas tribos indígenas. Os pinhões também servem de alimento para muitos animais da região. Logo, além de importante na alimentação, a fartura de pinhões também significava uma boa caça para os índios.
AGRICULTURA
Para saber quais sementes são mais férteis, os pinhões podem ser colocados dentro de uma bacia com água. Os que afundarem são aqueles que irão germinar com facilidade. Os que ficam na superfície não servem para o plantio.
O pomar de pinhão é uma atividade agrícola bastante vantajosa. Além de uma mesma plantação render mais de 100 anos de colheita, um hectare pode dar mais de duas toneladas de pinhões por ano. O Caiová é o tipo de araucária mais produtivo. A árvore começa a produzir pinhões aos 12 anos e dá mais de cem pinhas por árvore.
Apesar de haver uma crença de que a gralha-azul é o principal animal responsável pela disseminação das sementes de pinhão, outros animais também auxiliam no plantio, como os esquilos, cutias, bugios, entre outros. Isso acontece porque muitos deles enterram as sementes para armazenar e quando retornam para buscá-las, algumas sementes já germinaram.

O pinhão, tradicional nas festas juninas, além de degustado cozido ou assado pode ser utilizado em várias receitas, entre elas, bolos, paçocas, doces, sopas de pinhão. Também é usado como acompanhamento em diversas sobremesas ou em pratos, como, por exemplo, cordeiro ao molho de pinhãoe frango ensopado com pinhão, pratos típicos do Paraná.
BENEFICIOS PARA A SAÚDE

Quer saber mais sobre outros alimentos? Entre no site do Supermercado Jacomar e fique por dentro de outros assuntos: www.jacomar.com.br.