História e Curiosidade Do Pinhão

Assado ou cozido, o pinhão é um elemento da cultura e da culinária da região sul do Brasil. A semente da Araucaria angustifólia, conhecida popularmente como pinheiro do Paraná ou pinheiro brasileiro, é um alimento muito consumido pelos sulistas, especialmente nos meses do outono e inverno.
TRADIÇÃO INDIGENA

O hábito de comer pinhão foi herdado de algumas tribos indígenas. Os pinhões também servem de alimento para muitos animais da região. Logo, além de importante na alimentação, a fartura de pinhões também significava uma boa caça para os índios.

AGRICULTURA

Para saber quais sementes são mais férteis, os pinhões podem ser colocados dentro de uma bacia com água. Os que afundarem são aqueles que irão germinar com facilidade. Os que ficam na superfície não servem para o plantio.

O pomar de pinhão é uma atividade agrícola bastante vantajosa. Além de uma mesma plantação render mais de 100 anos de colheita, um hectare pode dar mais de duas toneladas de pinhões por ano. O Caiová é o tipo de araucária mais produtivo. A árvore começa a produzir pinhões aos 12 anos e dá mais de cem pinhas por árvore.

Apesar de haver uma crença de que a gralha-azul é o principal animal responsável pela disseminação das sementes de pinhão, outros animais também auxiliam no plantio, como os esquilos, cutias, bugios, entre outros. Isso acontece porque muitos deles enterram as sementes para armazenar e quando retornam para buscá-las, algumas sementes já germinaram.

CULINARIA

O pinhão, tradicional nas festas juninas, além de degustado cozido ou assado pode ser utilizado em várias receitas, entre elas, bolos, paçocas, doces, sopas de pinhão. Também é usado como acompanhamento em diversas sobremesas ou em pratos, como, por exemplo, cordeiro ao molho de pinhãoe frango ensopado com pinhão, pratos típicos do Paraná.

BENEFICIOS PARA A SAÚDE

O pinhão traz inúmeros benefícios para a saúde. Sua semente não possui glúten, tem baixo índice glicêmico e grande quantidade de proteínas e fibras. Grande parte de suas gorduras são monoinsaturadas. O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio, Magnésio e, também, é fonte de energia, já que é rico em amidos.
Quer saber mais sobre outros alimentos? Entre no site do Supermercado Jacomar e fique por dentro de outros assuntos: www.jacomar.com.br.  

Publicado por Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: