Aquele velho ditado popular: Pessoa falsa é igual leite fervendo…Virou as costa, já sabe! Aprenda os truque para ferver o leite sem derramar

Difícil quem nunca virou as costas um segundinho e o leite ferveu, derramou e se espalhou por todo o fogão? A ciência explica por que isso acontece.
Ferver o leite não tem segredo algum. Basta colocar o leite em uma leiteira e deixar esquentar no fogão, até ferver. É simples, porém demorado. As vezes esquecer o leite lá e fazer outras coisas, é melhor do que ficar em pé olhando o leite até ferver.
Muitas pessoas já fizeram isso e perceberam que em um piscar de olhos, o leite subiu e derramou no fogão. Isso acontece, pois, o leite é composto por inúmeras substâncias como açúcares, lipídeos, proteínas e, principalmente, água.
Com o calor que está sendo distribuído de baixo para cima, no inferior da leiteira começará a se formar bolhas de vapor de água, enquanto na superfície do leite formará uma película muito resistente de gordura e proteína que o vapor não consegue romper.
Basta essa camada de bolhas encontrar uma pequena saída na película, que tudo sairá repentinamente numa explosão de espumas e causar o maior estrago. Por isso parece que o leite espera virarmos as costas para transbordar.
E, acredite se quiser, o leite só ferve quando você não está olhando (brincadeira, claro!). Você pode passar uma eternidade vigiando o recipiente sobre a chama do fogão que nada acontecerá. Mas experimente ir tomar um copo de água ou virar as costas por qualquer outro motivo para você ver o resultado!
Mas porque o leite sobe?
Quando o leite é fervido, as proteínas e as gorduras sobem para a superfície do liquido, formando uma camada protetora. Essa película é formada antes dá água presente no leite entrar no processo de fervura.
Com a fervura, o ponto máximo da ebulição, a bolhas de vapor começam a empurrar essa película para fora, terminando consequentemente no leite espumando e subindo para cima.
Se você acha que vai ter que passar o resto da sua vida olhando o leite até ferver, não se preocupe, temos alguns truques que não deixarão o leite derramar.
1º truque
Coloque uma colher de inox dentro da leiteira com o leite. O leite irá ferver, mas não irá transbordar.
2º truque
Com o leite já dentro da leiteira, coloque uma colher de madeira apoiada, de ponta a ponta, na borda da leiteira. Quando o leite começar a subir, entrará em contato com a colher e não derramará no fogão.
3º truque
Este truque é para quando você precisa ferver uma quantidade grande de leite, um exemplo disso é para fazer doce de leite. Coloque um pires virado de ponta cabeça dentro da panela e coloque o leite por cima. Você vai perceber que o leite irá ferver sem derramar.
Vai dizer, estes truques serão muito uteis para o resto da sua vida, não é mesmo?
Compartilhe para seus amigos!

Publicado por Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: