Visitas em hospitais confortam pacientes e contribuem para humanizar o ambiente

Foto/divulgações

Depois da formação de 33 pessoas na primeira edição gratuita do projeto Posso Entrar?, destinado a voluntários de outros grupos, agora chegou a vez das apresentações cênicas abertas à comunidade. Foram 62 horas de aulas práticas, visitas hospitalares de outubro a dezembro e mais de mil pessoas impactadas, entre pacientes, familiares, profissionais da saúde, idosos e crianças. A iniciativa da ONG Doutorzinhos tem como objetivo incentivar a formação de grupos de voluntários que usam a linguagem do palhaço como intervenção em ambiente hospitalar ou de assistência social.

Os grupos beneficiados foram o Risoterapeutas, de Santa Cruz do Sul, o Voluntário é Assim, de Canoas, e o Folia do Coração, de Porto Alegre. As visitas artísticas aconteceram no Hospital Ana Nery, Hospital Santa Cruz, Lar da Fraternidade (Canoas), Hospital da Ulbra (Canoas), Hospital Nossa Senhora das Graças (Canoas) e no Amparo Santa Cruz (Porto Alegre). O grupo Risoterapeutas realiza a apresentação cênica aberta à comunidade santa-cruzense neste sábado, dia 18, no Lab Mercur, às 11 horas e às 14 horas. 

O Posso Entrar? é aprovado pelo Ministério da Cidadania e incentivado pela Savar, Panvel e Unimed Vale do Sinos. Idealizado pelos Doutorzinhos, foi uma forma de compartilhar a arte do palhaço, dentro dos princípios de formação da ONG, em outras regiões. “A terapia do riso, através da arte do palhaço – com qualidade estética nas apresentações e muita responsabilidade –, alivia o peso dos hospitais, elimina as sensações desagradáveis e tornam o local mais humanizado”, explica Mauricio Bagarollo, fundador da ONG Doutorzinhos, que hoje conta com 72 doutores-palhaços atuando em 13 hospitais de Porto Alegre. Créditos Gazeta do Sul /Santa Cruz do Sul

Publicado por Tradição Gaúcha

o melhor da cultura Gaúcha do Rio Grande e também notícias do Brasil e do mundo sempre trazendo o melhor da notícia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: